Mensagens populares

quinta-feira, dezembro 07, 2006

MAIS UM FIM-DE-SEMANA GRANDE!!!!

Os portugueses gostam de férias e de fins-de-semana grandes.
Esta é uma verdade que não admite dúvida, porque a perspectiva de estarem de papo para o ar sem fazer nenhum, anima-os a na semana que antecedem as férias ou o fim de semana em questão, fazerem ainda menos no seu emprego, como forma de habituarem o seu organismo a esses dias de “dolce fare niente”.
Mesmo que não tenham dinheiro para passarem as férias ou fim-de-semana num local diferente, isso não é problema, se existe coisa em que o português é especialista, é na arte do desenrascanço, não há dinheiro, faz-se um crédito pessoal e fica-se um ano a pagá-lo, até às próximas férias…
Por isso não admira que mesmo em conjunturas de crise como esta que Portugal esteja a passar, tenha acontecido o menos provável: tanto português a rumar ao estrangeiro nas férias, os hotéis cheios, nestes fins-de-semana grandes tudo a rumar ao sol ou à neve, é realmente admirável como se consegue gastar dinheiro que não se tem nesses destinos.
Ainda ontem vi uma reportagem no Canal 1 da RTP, em que se abordava o problema do sobreendividamento das famílias portuguesas, que cedem face às facilidades que lhes são concedidas, na altura de pedirem dinheiro emprestado aos Bancos ou às Instituições Financeiras que os concedem.
As pessoas não se preocupam com o dia de amanhã, o aforro existe cada vez menos, faz-se créditos pessoais por dá cá aquela palha, acumulam-se créditos, gasta-se o plafond dos cartões de crédito e depois ainda se admiram de entrarem em insolvência…
Cada vez mais, a realidade revela famílias desesperadas por não poderem assumir os seus compromissos, penhoram-se vencimentos, casas, automóveis, do sonho ao pesadelo é um pequeno passo.
Cada vez mais proliferam os abutres, surgem os Cobradores do Laço, os Senhores do Smoking, as empresas de TensCalotesPagaJa, que pressionam essas famílias, exigindo o pagamento, com a coacção da exposição pública da sua situação ou mesmo da coacção física.
Mais um fim-de-semana grande e mais uma vez os hotéis estão cheios, aparentemente não falta dinheiro para se gastar…
Mas infelizmente é só aparentemente…
Gasta-se hoje o que pode fazer falta amanhã, em muitos casos…

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá vim te visitar, é verdade ng pensa no dia de amanhã e muito menos que ao aderirem a creditos etc... tem de ser pago... Deviam pensar um cadito mais...
bj

KNOPPIX disse...

Mana, obg pela tua visita, beijinhos e bom fds, és linda e eu gosto demais de ti chuaaaaaaaaaaaaaaaaack :)