Mensagens populares

sexta-feira, outubro 06, 2006

MAIS UM OUTONO...

Quando chega o Outono, parece que a alegria se esvai lentamente dos nossos rostos, como prenúncio que com o fim dos dias quentes de Verão, a maioria das pessoas regressa a mais 11 meses de rotina existencial, marcados pela sucessão diária de trajectos casa-trabalho-casa ou casa-escola-casa.
Com o Outono regressam os dias cinzentos, pautados aqui e ali por chuva miudinha, desagradável, fria que teima em nos molhar e avisar que ela vai ser uma constante nos meses vindouros.
As andorinhas pressentem a chegada do frio e os últimos voos rasantes delas, cimentam a saudade que já sentimos do verão que sucumbe, que lentamente desmaia em dias cálidos e noites frias…
Estamos no Outono…
A melancolia invade os nossos corações…
Os dias frios e taciturnos espreitam-nos…
As folhas perdem a sua graça, as árvores despem o seu fato verde frondoso e as folhas perdem as forças para se agarrarem à vida que brota da seiva…
Aqui e ali, o verde pintalga-se de castanho… Folhas revoltas acotovelam-se nos caminhos, anunciando a nudez das árvores…
Mais um ciclo termina e outro se inicia…
Dia após dia, ano após ano, sabemos que iremos passar por tudo isto uma e mais outra vez, sem parar, é uma constante, mas mesmo assim, enfrentamos o Outono com as mesmas dúvidas, tristezas, receios e desânimo…
Mas também com esperança, o fazer de novos planos, determinações, tudo acontece quase instintivamente, projectamos os nossos sonhos, desejos, teimamos em lutar, não nos deixar soçobrar na angústia que o Outono nos transmite…
Chegou o Outono…

4 comentários:

Irritadinha disse...

Bem, eu tenho a declarar, que gosto de Outono principalmente por é nesta altura do ano que ocorre o meu aniversário (eu logo comunico o dia). Quanto aos dias de chuva, confesso a minha veia de índia e o gosto por andar à chuva (cada um tem a pancada que pode e eu tenho esta!), apreciar um belo dia de chuva enquanto eu estou em casa enrolada numa manta junta à lareira, ouvir o som da madeira a arder misturar-se com da chuva tudo isto enquanto se bebe um bom vinho (e já agora uma boa companhia, nem que seja a companhia de um livro). Não tenho estações do ano preferidas, gosto de todas e a minha melancolia não piora nem melhora com nenhuma delas, limito-me a aproveitar o que de melhor cada uma delas me oferece.
Beijinhos :)

silvia disse...

O outono tem os seus encantos...

Paulo disse...

Quando chegar ao "Outono da vida" hei-de, por certo...encontrar maneira de me encantar com a vida....
Bom blogue.
Paulo

Anónimo disse...

Outono, época do ano em que as pessoas que perturbações psicologica ciclicas devido a falta de luz, ficam depressivas. Altura do regresso às aulas. Altura do frio e da chuva, altura em que o Knoppix começa a fazer posts liricos, o que pode ser bom no outono?