Mensagens populares

quinta-feira, novembro 23, 2006

DESABAFOS

Hoje acordei mal-disposto…
Por isso, este post vai ser diferente dos que habitualmente se encontram no meu Blog, há dias assim..
Deste modo, vou abordar algumas das coisas que me chateiam, que me irritam, me fazem ficar chateado com o meu país.
Assim:
1) Chateia-me este 1º Ministro, irrita-me o modo arrogante como ele se acha o dono da verdade absoluta e o modo como conduz o nosso País para o abismo;
2) Chateia-me ver a Educação cada vez pior, os estabelecimentos de ensino serem equipamentos em mau estado de conservação e mal apetrechados... Chateia-me ver professores desmotivados, alunos mal preparados e uma Ministra da Justiça totalmente autista às vozes que se levantam contra ela...
3) Chateia-me a morosidade da Justiça e o modo como cada vez mais é latente a gritante falta de”justiça” das decisões proferidas nos processos, ainda mais notória nos mais mediáticos como foi o caso da queda da ponte de Entre-Os- Rios; o velho aforismo popular de que “os poderosos safam-se sempre” é cada vez mais uma verdade imutável.
4) Chateia-me o modo leviano como os créditos pessoais são atribuídos, levando à insolvência de muitas famílias, atraídas pelas facilidades que lhes dão, acabando por o sonho se tornar um pesadelo, quando ficam incapacitados de cumprir atempadamente as prestações contratuais;
5) Chateia-me o modo como Portugal se preocupa com porcarias como o Futebol, gastando fortunas em Estádios que agora se encontram vazios de público, a maior parte deles, quando esses fundos poderiam ter sido utilizados para a construção de melhores escolas, hospitais, tribunais;
6)Chateia-me ver que cada vez mais empresas multinacionais se deslocalizam, apesar dos incentivos que receberam do Estado para se fixarem cá... Chateia-me ver que o desespero no rosto dos trabalhadores dessas empresas, face ao futuro sobrio que os espera...
7) Chateia-me a Igreja Católica, dona de riquezas incalculáveis, nada fazer para ajudar os pobres e desfavorecidos, preferindo os altos membros do Clero viverem com fausto, mordomias e vícios ocultos;
8) Chateia-me ver que em Portugal se queremos ser tratados bem e depressa, só se recorrermos à Medicina privada, por que o sistema de saúde público falha sob o peso da inércia e falta de meios para acudir às reais necessidades do país;
9) Chateia-me ver os polícias acusados de criminosos, quando cumprem o seu dever e os criminosos apelidados de vítimas.
Algo vai mal quando os polícias são os maus da “fita”, quando um polícia é acusado de homicídio, por ter disparado contra “alguém” que não respeitou a lei, quando esse “alguém”não obedeceu a ordens de um agente da autoridade, quando esse “alguém” pôs em perigo a sua própria vida e a vida das pessoas que com ele se cruzaram na via pública.
10) Chateia-me saber que todos os anos milhares de vidas serão afectadas por acidentes de viação, devido a deficiências estruturais das nossas estradas, desrespeito do Código da Estrada ou incapacidade dos condutores para conduzirem veículos automóveis;
11)Chateia-me ver as nossas florestas ano após ano arderem em nome de interesses pouco claros e não existir um enquadramento jurídico que puna com severidade quem comete tais actos;
12)Chateia-me ver crianças a pedir nas ruas ou a trabalharem, em vez de estarem numa escola ou a brincarem com outras crianças, como seria o mais natural;
Chateia-me saber que existem em Portugal Empresários que enriquecem à custa de mão-de-obra infantil e nada ser feito para o impedir.
13)Chateia-me ver que em Portugal a politica do subsídio para tudo e para nada não termina, as pessoas em Portugal habituaram-se a vestir a capa dos "desgraçadinhos" e a pedir ajuda ao Estado sempre que a desgraça lhes bate à porta, chateia-me o dinheiro dos meus impostos ser usado para sustentar tantos malandros, que preferem viver à custa de subsídios e irem fazendo uns “biscates”, do que terem um emprego a tempo inteiro.
Chateia-me as pessoas em Portugal nunca estarem bem, reclamarem e exigirem do Estado compensações por tudo que lhes acontece, seca, chuva, incêndios, a culpa é sempre do Estado (e os seguros, não os fazem porquê?).
Hoje, este post foi assim…

Um post incómodo, mas é aquilo que me vai na alma...

4 comentários:

CP disse...

epá a mim chateia-me ver pessoas chateadas!

KNOPPIX disse...

cp, tinhas de ser do contra...
E se eu te disser que me chateio ainda mais com as pessoas que se chateiam com as pessoas chateadas? Aonde isto nos levaria, se fosse estilo bola de neve?
Um abraço

Pseudo disse...

Olha, há dias em que estou como tu, e muito pior. São dias!

KNOPPIX disse...

Exacto pseudo, há dias em que nem devíamos sair da cama ;)
Beijinhos