Mensagens populares

quarta-feira, novembro 29, 2006

NATAL, MIX DE EMOÇÕES

Como toda a gente, também eu gostava de receber este ano prendinhas no meu “sapatinho”, colocado junto à árvore de natal.
Já não tem a magia que tinha quando eu era criança e escrevia cartas ao Pai Natal, que entregava aos meus pais, para eles lhe darem, que eu acreditava existir e que vivia no Pólo Norte com os duendes e as renas, numa enorme fábrica de brinquedos, onde se cantava e sorria todo o dia…
Não tendo lareira em casa, eu perguntava aos meus pais por onde ele vinha, ao que eles respondiam que vinha pelo exaustor da cozinha e eu acreditava, na minha inocência de criança.
Na noite da véspera de natal, era sempre uma excitação grande em minha casa, eu e o meu irmão procurávamos prolongar ao máximo as brincadeiras, adiando a hora de ir para a cama, porque tinha sempre os meus primos para brincar, era para mim uma altura do ano particularmente bonita, as ruas todas iluminadas, as montras cheias de brinquedos que eu queria ter, enfim, tenho saudades desses tempos despreocupados e em que tudo parecia ser tão simples.
Quando finalmente íamos para a cama, eu e o meu irmão conversávamos, tentávamos fintar o sono, para ver se víamos o Pai Natal a trazer as prendinhas…
No entanto, ano após ano, acabávamos sempre vencidos pelo sono…
No dia seguinte, ainda me lembro como se fosse hoje, quem acordasse primeiro, acordava o outro e lá corríamos nós para a sala, para ver as prendinhas.
Que saudades desse tempo, da alegria que sentia quando via que o “Pai Natal” tinha-me dado aquilo que eu lhe tinha pedido e olhava para trás e via os meus pais, abraçados, a sorrirem, pela alegria estampada no rosto dos seus filhos.
As manhãs do dia de Natal eram sempre mágicas, belas, intensas de emotividade.
Hoje em dia, o Natal para mim continua a ser uma festa particularmente vocacionada para as crianças, não concebo nada mais bonito do que ver o sorriso no rosto de uma criança, ver uma criança feliz.
Eu ainda hoje faço cartas ao “Pai Natal”…
Cartas onde projecto os meus sonhos, os meus desejos, aquilo que gostaria que o futuro me reservasse.
Mas a maior alegria que sinto, é quando realizo os desejos daqueles que mais amo, para mim é a maior recompensa, ver o brilho nos seus olhos, pela surpresa de receberem aquilo que esperavam.
O Natal é para mim, uma época em que dar tem mais significado do que receber.
Tivesse eu possibilidade e gostaria de dar a todas as pessoas um Natal com felicidade, calor humano e amor, acabar com tudo aquilo que entristece as pessoas, ver na rua só rostos de felicidade, poder fazer as pessoas esquecerem os problemas, as dores, as dúvidas…
Sou um sonhador, mas acreditem, o Natal para mim é Amor… Amor pelo próximo, é partilhar o que temos com aqueles que nada têm, sermos mais humanos e menos materialistas… É esse o significado do Natal.

Tenho penas das pessoas para quem o Natal significa enfado, quase que por obrigação se juntam os familiares, para estarem dois dias jntos...
Isso é hipocrisia, desvirtua por completo o significado do Natal.
Mais uma vez, vivam o Natal como ele deve ser vivido, façam de cada dia das vossas vidas, um dia de Natal, sem ressentimentos, sem constrangimentos, sem hipocrisias, mas com amor, tolerância, respeito, amizade e carinho pelos demais.
Assim se viverá plenamente o significado do Natal.

4 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

Knoppix, lindo texto, dito por alguém que ainda acredita no Pai Natal. E estou a falar a sério.

Um abraço!

KNOPPIX disse...

rafeiro, o Pai Natal somos todos nós que não deixamos o seu "espírito" morrer ;) Um abraço para ti.

Anónimo disse...

Eu tb acreditava no Pai Natal... A nossa arvore de Natal era feita na sala com um enorme presépio, feito com musgo que iamos buscar a um monte perto daqui de casa. Os meus 3 irmãos já eram mais velhos que eu. Eu era e continuo a ser o "testinho da panela", mas punha tb os sapatos deles junto com o meu no presépio. Ao contrario de ti eu queria ir pra cama cedo para a noite passar depressa! lol Claro que fartava-me de dar voltas na cama antes de adormecer! eheheh No dia seguinte acordava bem cedo, saìa da cama ìa logo ver o que tinha o Pai Natal deixado no sapatinho, quando ainda todos dormiam... Quando via as prendas o meu coração saltava de alegria, ia a correr para o quarto dos meus pais para mostrar a prenda!! Eles sorriam com a minha alegria, e faziam aquele ar de admirados tb, pelo Pai Natal ter deixado uma prenda pra mim... Era lindo... A melhor altura do ano sem dúvida... As crianças de hoje não vivem o Natal da mesma maneira... Ah... no Natal do ano passado vesti-me de Pai Natal, (Mãe Natal lol), estavamos todos juntos... não vou esquecer a alegria dos meus sobrinhos ao receberem as prendas, principalmente dos mais novinhos de 4 anos... acreditaram mesmo ser o Pai Natal... a forma como eles olhavam pra mim e agarravam a minha mão, da alegria a abrir as prendas... dos sorrisos... e... já tou de lagrima no olho... Obrigada por me fazeres recordar lindos momentos da vida ao ler-te... ;)


Beijinhos e... cada vez te admiro mais pelo que és, acredita! :)

Anónimo disse...

Tou a adorar imenso conhecer este teu lado, o natal para mim é ver a alegria e o brilho nos olhos de quem gosto....
bj